O Vício da Esperança


O Vício da Esperança

Há coisas que viciam tanto quanto uma droga.
Há coisas que viciam e, no final, são mesmo uma droga!
Há um conhecido ditado que diz que “ errar é humano; repetir o erro é burrice.”
Sei não... Penso que a culpa de erros reincidentes é da tal da esperança...
Esperança de que desta vez seja diferente (e pra melhor);
Esperança de que desta vez dê certo:
Desta vez, o patrão, o amigo, o vizinho, o parceiro  será radicalmente diferente do anterior, que nos foi motivo de tristezas e decepções.
Esperança que nos faz dizer pro espelho: “desta vez eu soube escolher, não vou me arrepender!”
Acontece que o tempo passa rápido e a gente descobre que patrão é sempre “o patrão” e quando menos a gente espera, ele nos inferioriza e não nos dá o justo valor.
O amigo novo, é apenas mais um ser humano com suas lutas internas e questões a resolver e nós não seremos prioridade para ele.
O vizinho que chegou recentemente à casa ao lado, todo simpático, prestativo e educado, logo vai dar uma “festinha” com direito a Karaoquê e tudo mais e vai se esquecer de que você precisa ou deseja dormir.
O novo namorado não tem aqueles “defeitos” do anterior, mas tem um monte de outros “defeitos” que nos trarão, inevitavelmente, choro e decepção.
Por quê? Por culpa dele? Não! Por culpa da demasiada esperança que investimos naquele novo relacionamento.
E nós choramos, nos sentimos incapazes de atrair alguém “bom”; nos sentimos burras, injustiçadas e até azaradas!
Isso dura um tempo. É como se ficássemos “de molho”. Mas, para auxiliar ou atrapalhar, renasce a bendita esperança!
E nós nos permitimos encharcar daquelas frases de pensamentos do Facebook, nos dizendo que “devemos arriscar e confiar porque algo ou alguém maravilhoso está para acontecer em nossas vidas!” ou “invista de cabeça nos seus sonhos (ouçam: SO-NHOS!), pois o universo conspira a seu favor!” e por ai vai...
E lá vamos nós correnteza abaixo , rumo ao mar dos sonhos. Até relembrarmos o quanto a queda dói e dói na alma.
Não faço aqui apologia à desesperança; não sou uma frustrada escrevendo pra fazer uma catarse. Não. Não mesmo! Namorei, tive o casamento dos meus "sonhos" (e o divórcio tbm rsrs), tive meus filhos lindos enfim, vivi as experiências que desejei viver.
Só gostaria de lembrar, principalmente a nós, mulheres, que não podemos morar eternamente na Terra do Nunca e que crescer significa aprender a avaliar com realismo e não só com emoção e esperança.
Não existe o excelente patrão, o amigo infalível, o vizinho maravilhoso e, muito menos, o homem dos seus sonhos! Por Deus! Vamos ouvir o que estamos dizendo: “homem dos sonhos”! 
Amiga, o homem dos seus sonhos mora lá na fase REM do seu sono!!!
O mesmo vale pra você, homem! É ! Quando entrar em um relacionamento, tenha sempre em mente que a sua "rosa" também tem espinhos porque sua "rosa" é humana. Se você, caro amigo deseja muito desfrutar do perfume, da maciez das pétalas e da beleza de sua "rosa", tenha bolas e saiba que, de vez em quando, você vai ter que esbarrar em alguns espinhos dela e não descartá-la, cheio de "mimimi" porque ela também vai tolerar suas imperfeições!
Eu sinto muito, muito mesmo, por mim, por você e por todas que tiveram uma overdose de esperança, apostaram todas as fichas e perderam o jogo, novamente. Você e eu não somos burras, só esperançosas demais.
         Honestamente, não gosto de radicalismos de nenhum tipo, portanto, acredito sim que há pessoas confiáveis, sensíveis à dor alheia, parceiras de caminhada, ainda acredito que há pessoas que sabem, e estão sinceramente, dispostas a amar. Estas são presentes divinos em nossas vidas e devemos honrá-las como merecem, mas além de serem poucas, nenhuma delas é perfeita e, por vezes , podemos nos magoar com elas e magoá-las, como expressão de nossas imperfeições:  estejamos preparados para isto.
No que diz respeito ao vício da esperança, é urgente a auto correção! Precisamos aprender a nos proteger e a depositar esperança em todo o NOSSO potencial e não naquilo que o outro possa nos dar porque será, no máximo, um empréstimo de felicidade. E tudo que nos é emprestado, um dia é cobrado de volta. Somos humanos e falíveis então, mais cedo ou mais tarde, de modo mais ou menos contundente, quem você menos espera, vai te magoar.
Então, espere não esperando. Não cultive uma esperança insana, mas com os pés bem plantados no chão. Não feche seus olhos: enxergue as imperfeições da outra pessoa e, só aposte suas fichas, se achar que, o que ela tem de bom, supera os ditos "defeitos", então vá!
Esperança total, só em Deus. No que diz respeito ao ser humano, esperança demais, é delírio. Bj e carinho meus...
(Andreia Jacomelli)



Um comentário:

Anônimo disse...

Estou maravilhado aqui conhecendo seu Blog...Tudo perfeito...seus posts são lindos...Parabéns,..
Carlos Cabalini

Postar um comentário

Seu comentário enriquece e alimenta este blog. Sê bem-vindo, mas não se esqueça que "gentileza gera gentileza". A casa é sua! Bjs Inquietos pra você!